Energia Hidrelétrica




A Energia Hidrelétrica, Energia Hídrica ou Energia Hidráulica é a energia obtida com base nos movimentos da água (daí o nome, hidro vem de água e elétrica de eletricidade), utilizando o potencial hidráulico de um rio. Por utilizar como fonte de energia um recurso que é restabelecido naturalmente, a água, a Energia Hidrelétrica é uma forma de Energia Renovável.
Podemos observar facilmente o quanto as correntes de um rio podem ser fortes e para transformar essa energia do fluxo da água na energia que utilizamos é necessário a instalação de Usinas Hidrelétricas. Essas Usinas criam barragens para que a água adquira maior pressão e também para que o fornecimento de energia continue mesmo em épocas com poucas chuvas.
A água que é armazenada nessas barragens correm por dutos e giram algumas turbinas, produzindo energia mecânica, essas turbinas giram, então, um gerador, que é responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica, para que possamos utilizá-la. Desse modo, para que a energia seja obtida de forma mais eficaz, as Usinas Hidrelétricas são instaladas em rios com grandes volumes de água e que apresentem desníveis ou quedas d’água.
O infográfico animado a seguir foi produzido pelo estúdio N Jovem da Editora Abril e mostra de maneira bem simplificada como funciona uma usina hidrelétrica.

video

Referências:


_____________________________________________________________________


Hidrelétrica no Brasil


Você sabia que 80% da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas?


O Brasil é um dos países que mais produzem energia a partir da força das águas no mundo e é inclusive no Brasil onde encontra-se a maior Usina Hidrelétrica do mundo!


A usina de Itaipu




A Usina de Itaipu está localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, sendo assim uma usina binacional. Fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e 71,3% da energia fornecida para o Paraguai. O recorde de produção foi em 2008 com aproximadamente 95.000.000.000 MWh.


Algumas curiosidades:
  • A quantidade de concreto usado para a construção da usina, é a mesma necessária para a construção de 210 estádios do maracanã!
  • A quantidade de ferro e aço utilizado fabricariam 380 Torres Eiffel
  • Mais de 40 mil pessoas trabalharam em sua construção
Nosso país possui 403 usinas em operação e 25 em construção. O Brasil atingiu apenas 25% do potencial de produção hidrelétrica do país o que indica que ainda temos muito mais a crescer nessa área.



Após ler as curiosidades você pode ter se impressionado com a quantidade de recursos investidos na construção e pode ter se perguntado: "Será que tudo isso vale a pena?" Isso responderemos na nossa próxima postagem, onde discutiremos as vantagens e desvantagens de todo esse processo


                       - Até a próxima !


Referências:
http://www.itaipu.gov.br/energia/geracao
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu#Gera.C3.A7.C3.A3o
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/hidreletricas-brasileiras.php

_____________________________________________________________________________



Vantagens e Desvantagens


Bom, que o Brasil utiliza-se bastante da energia hidrelétrica nós já sabemos, mas será que essa é uma boa escolha? Para responder a essa pergunta temos primeiro que conhecer o que a energia hidrelétrica oferece de bom e de ruim.

Vantagens:

  • Não gera poluição diretamente;
  • Transformação limpa de um recurso energético natural;
  • Não há resíduos poluentes;
  • O custo para geração de energia é baixo;
  • O aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos, como navegação, irrigação e prevenção de inundações;
  • Possibilita a criação de espaços públicos de lazer nas áreas ao redor do reservatório;
  • A água é um recurso renovável, que não se esgota;
  • Provoca uma emissão menor de gases do efeito estufa em relação a outros modos de geração de energia;
  • A geração e energia é eficiente e segura.


Desvantagens:


  • Podem inundar áreas extensas de florestas e produção de alimentos;

Imagem de satélite da usina de Itaipu
  • Alteram o ambiente, prejudicando muitas espécies de seres vivos e a população ribeirinha;
  • Alteram o funcionamento dos rios;
  • A inundação pode danificar sítios arqueológicos, tornar indisponíveis áreas férteis e até provocar pequenos tremores de terra devido o peso da água represada;
  • Provocam alterações climáticas na região;
  • Boa parte das florestas inundadas se decompõe, produzindo metano, que contribui para o efeito estufa. Entretanto, já existem métodos para o aproveitamento da madeira inundada;
  • Geralmente as usinas ficam localizadas longe dos grandes centros consumidores, gerando gastos com o transporte da energia gerada;
  • A construção das usinas demanda bastante dinheiro e leva certo tempo até que elas sejam finalizadas.


É necessário perceber que muitas das desvantagens podem ser minimizadas, caso as hidrelétricas sejam instaladas de maneira consciente e prudente, além de tomadas as providências cabíveis, como a implantação de áreas protegidas e o reflorestamento das margens do reservatório.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o funcionamento das usinas, a energia hidrelétrica no Brasil e as vantagens e desvantagens deste tipo de energia, que tal conhecer um pouco mais sobre a história dela? Fiquem ligados nas próximas postagens!

Referências:


2 comentários:

Gostei das postagens estão bem elaboradas e informativas...
 
adoreiii!
 

Postar um comentário