Energia de Biomassa

Num mundo que consome cada vez mais quilowatts e combustíveis, em que o abastecimento energético não está garantido e em que os níveis de poluição atingem proporções alarmantes, parece evidente que a resolução destes problemas só é possível através da implementação progressiva das energias renováveis, não poluentes, em detrimento das energias fósseis, poluentes.

O que é biomassa?

A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.

Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.

Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

Vantagens como fonte energética

A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.

A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.




   
     

             
Você sabia.que...
♦ ...O balanço das emissões de CO2 resultante da queima de biomassa é nulo?


♦ ...O óleo de babaçu e o do dendê substituem o diesel e a gasolina?


♦...O Brasil tem terra e sol suficientes para ser o que a Arábia Saudita é para o petróleo?









Alguns Vídeos

















Da Agência Ambiente Energia – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 114,5 milhões para projeto de cogeração à biomassa, em São Paulo. O crédito corresponde a 77% do custo total do projeto, de R$ 148,6 milhões. Os recursos serão repassados à Cogeração de Energia Elétrica Paraíso, controlada da Rhodia Energy SAS, empresa do Grupo Solvey... Clique aqui para ler a notícia completa





Produção de biomassa a partir da cana pode

 duplicar em 10 anos

No Brasil existem 440 usinas sucroalcooleiras e apenas 90 delas comercializam a energia produzida pelo bagaço da cana

Divulgação/EXAME

Plantação de cana de açúcar
Para que usinas passem a comercializar energia limpa 
são necessários incentivos governamentais
São Paulo - A biomassa pode ser um dos grandes trunfos brasileiros no que diz respeito à geração de energia limpa. De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), nos próximos dez anos a produção de energia a partir do bagaço da cana deve dobrar no Brasil... Clique aqui para ler a notícia completa



Leilão de energia A-5 não deverá ter termelétricas, mas biomassa e energia eólica estão garantidos, diz EPE.

Rio de Janeiro – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, disse hoje (25) que o leilão de energia A-5 está garantido com a oferta de empreendimentos de energia eólica e biomassa. A presença de termelétricas não está garantida... Clique aqui para ler a notícia completa




☼ http://www.suapesquisa.com/pesquisa/biomassa.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/biomassa.htm
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/producao-de-biomassa-a-partir-da-cana-pode-duplicar-em-10-anos
http://www.topgyn.com.br/conso12/ciencia/conso12a51.php






Onde a biomassa pode ser utilizada?


Já sabemos que a biomassa é uma das fontes renováveis de energia, agora onde a biomassa pode ser utilizada? Espero que o texto abaixo ajude vocês a entenderem melhor.



Inicialmente, a biomassa não pode ser utilizada para produzir energia. Tornam-se necessários, assim, alguns processos intermédios para adequar a biomassa à sua posterior conversão em energia. Esses processos estão incluídos em 4 grupos:
  • Físicos: São processos que atuam fisicamente sobre toda a biomassa e estão associados com as fases primárias da transformação (preparação, corte, compactação, secagem, etc.)
  • Químicos: São os processos relacionados com s digestão química, geralmente através de hidrólise, pirólise ou gasificação.
  • Biológicos: São implementados através de uma atuação direta de microrganismos ou as suas enzimas (fermentação)
Quando a biomassa passou pela primeira transformação, pode ser utilizada para produção de energia. As utilizações de biomassa são as seguintes:
  • Geração de energia eléctrica: Utilizar biomassa para gerar electricidade em centrais de vapor de ciclo simples ou através de gasificação ou um processo de bio-digestão. Podem ser combinadas com outras formas de energia renováveis ou tradicionais.
  • Utilização térmica final: A biomassa pode ser utilizada como combustível para gerar um fluído térmico que pode ser usado nalguns processos industriais, na produção de água quente ou calor.
  • Produção de biofuel: A biomassa é utilizada na produção de combustíveis alternativos à gasolina (bioetanol) ou gasóleo (biodiesel).
  • Produção de biogás: A biomassa é usada como um substituto do gás natural.

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário