Energia Maremotriz


_________________________________________________________________________________


Como ocorre?
Todos os dias observa-se que o nível do mar não é o mesmo. Esse fenômeno - movimento de subida e descida das águas - recebe o nome de maré.
As marés são influenciadas pela força gravitacional do Sol e da Lua. É essa diferença de nível que temos aproximadamente a cada 12 horas. A energia que pode ser captada a partir das marés se faz de modo semelhante ao aproveitamento hidroelétrico, que consiste em:
Um reservatório junto ao mar, através da construção de uma barragem, e Casa de força (turbina + gerador).

O aproveitamento é feito nos dois sentidos: na maré alta a água enche o reservatório, passando através da turbina, e produzindo energia elétrica, na maré baixa a água esvazia o reservatório, passando novamente através da turbina, agora em sentido contrário ao do enchimento, e produzindo energia elétrica.

No Brasil

O ciclo de marés de 12 horas e meia e o ciclo quinzenal de amplitudes máxima e mínima apresentam problemas para que seja mantido um fornecimento regular de energia.
A energia das marés pode ser aproveitada onde existem marés, com grande diferença de nível ( = 5,5 m) da maré baixa para maré alta e onde o litoral apresenta condições para construção econômica do reservatório.
No Brasil, temos grande amplitude das marés em São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros, também nos estuários do Rio Bacanga (São Luís -MA- marés de até 7 metros) e a Ilha de Maracá (AP - marés de até 11 metros). Infelizmente, nessas regiões a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.

Primeira usina maremotriz do Brasil
Abaixo um vídeo retirado do YouTube que exposiona o projeto de construção da primeira usina de obtenção de energia atráves do processo de maremotriz:


 Abaixo um video retirado do YouTube que exposiciona o andamento do projeto de construção relatado no video anterior:


# Ou assista-os diretamente no You Tube acessando...



Referências:


Na próxima postagem citaremos os tipos de obtenção de Energia Maremotriz.

________________________________________________________________________________


Geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés


 A energia das marés ou também chamada de energia maremotriz, uma das fontes de energias renovavéis, é uma forma de geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas que ficam em baixo d'água.
O sistema que mais vem sendo utilizado é o de barragens, que consiste na construção de diques que captam a água durante a alta da maré. Essa água armazenada é então liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica, a partir deste breve conceito percebe-se desde já o seu aproveitamento sem grandes agressões a natureza.



A usina de aproveitamento da energia das marés requer três elementos básicos: casa de força ou unidades geradoras de energia, eclusas, para permitir a entrada e saída de água da bacia, e barragem.

Primeira Usina Maremotriz

O primeiro grande projeto foi em 1967, no rio Rance, na França, onde a média anual das marés é de 8,4 metros de desnível. Esse projeto consistiu na construção de uma barragem de 710 metros de comprimento.

Custos e riscos

A instalação de tal forma de captação de energia ainda é possui um custo muito alto, levando em consideração o seu aproveitamento, aproximadamente 20%, os seus impactos ambientais estão basicamente resumidos a fauna e a flora no entanto comparado as hidrelétricas sua destruição é bem inferior.
O principal agravante é a possibilidade do rompimento das estruturas por furacões, terremotos ou qualquer outro fenômeno na área costeira. E os riscos na sua construção também são grandes devido ser uma construção submersa.


Referências:



Na próxima postagem iremos falar um pouco mais sobre esse tipo de energia que por muitos, ainda é desconhecida e a sua implantação no Brasil.

3 comentários:

Muito interessante!
Gostei :):)

IFBA- Campus Simões Filho
 
A ENERGIA DAS MARES É MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO PLANETA.É UMA FORMA DE GERAR ENERGIA SEM DESTRUIR O MEIO AMBIENTE.GERNADO ENERGIA UTILIZANDO UNS DOS RECURSOS NATURAIS AS ONDAS DO OCEANO..BEM LEGAL...
SOU DE GUARACIABA DO NORTE-CEARÁ
DA ESCOLA MARIA MARINA SOARES
JUNIOR ARAUJO
 
Interessante. Seria muito bom se com a grande extensão litorânea que há no Brasil pudéssemos explorar melhor esse tipo de energia.
 

Postar um comentário